
Navegando pela internet, já me deparei com diversas histórias de amor, manifestadas das maneiras mais incríveis possíveis. Algumas românticas, outras emocionantes. Muitas um tanto malucas. Mas certamente, uma das mais lindas e que muito me emocionou, foi a de Bob e Linda Carey.
Juntos desde 1980, em 2003, Linda foi diagnosticada com câncer de mama. Bob, então, quis inventar um jeito de deixá-la mais alegre, principalmente nos períodos de quimioterapia. Foi quando a ideia do The Tutu Project (O Projeto Tutu) nasceu: um divertido e cativante esforço de um homem que queria tornar as coisas mais fáceis e engraçadas para sua esposa, depois que ela foi diagnosticada com câncer.
“Minha mãe morreu de câncer de mama, minha avó morreu de câncer e o meu pai também. Comecei a tirar essas fotos como uma forma de terapia, para conseguir apoiar, mais uma vez, uma pessoa que amava na luta contra essa doença”, conta Bob.
Não importa se faz calor ou frio, Bob não para. Sai com a câmera e com o tripé, escolhe o cenário, faz o foco, tira a roupa, coloca um tutu cor-de-rosa de bailarina e tira fotos divertidas e emocionantes por aí, para Linda se distrair no hospital.

Linda diz que ela simplesmente começa a rir sempre que vê o seu marido dançando por aí com apenas um tutu e isso a ajuda a se manter positiva. E afirma: “Quando vejo o meu marido de tutu, é como se ele se transformasse, não é mais o meu marido. É como um super-herói que coloca a capa. Ele não tem medo do que os outros vão dizer, do que vão pensar, ele não desiste”.
Quando Linda ela começou a mostrar as imagens para as amigas também doentes, logo percebeu o ambiente do hospital muito mais leve. “Essas fotos eram o nosso assunto, a gente ria delas, ajudava a nos manter longe do câncer, a não levar a vida tão a sério, pelo menos por aquele momento”, conta.
No seu site, Bob diz que o câncer dela os ensinou que a vida é boa. “Lidar com isso pode ser difícil e às vezes a melhor coisa - não, a única coisa - que podemos fazer para encarar outro dia é rir de nós mesmos e compartilhar a risada com os outros”.

As fotos foram parar num vídeo e explodiram na internet, sendo vistas por milhares de pessoas no mundo inteiro. A partir disso, eles começaram a receber várias mensagens, e-mails de famílias que também estavam passando pela mesma dificuldade, lutando contra o câncer.
Mensagens como esta da Austrália: “Queria dizer obrigada por ter vestido esse tutu cor de roso e encher meu coração de alegria”. "Foi quando eu percebi que não era mais sobre mim apenas, que estava fazendo outras pessoas felizes, disse Bob.
Então, Bob e Linda resolveram criar a instituição de caridade chamada The Carey Foundation, que ajuda mulheres com câncer de mama a se manterem financeiramente durante o tratamento. Uma das maneiras de ajudar a instituição é comprando o livro Ballerina, lançado em 2013, que contém histórias de lutas contra a doença e, é claro, fotos de Bob e seu tutu ao redor do mundo.
"O câncer não precisa ser uma sentença de morte. Você pode achar um caminho para lutar contra ele. Para mim, sorrir traz muita força, acende o meu coração. É realmente o melhor remédio", afirma Linda.
E com certeza, com um pouco de sabedoria, podemos deixar a vida mais leve.
Se quiser conferir mais imagens feitas por Bob ou comprar algum de seus produtos, acesse o site do The Tutu Project. http://thetutuproject.com/
0 comentários
Postar um comentário