quarta-feira, 10 de julho de 2013

MUITOS MOTIVOS PARA CONHECER CARTAGENA DAS ÍNDIAS


Se está pensando em conhecer Cartagena das Índias, na Colômbia, prepare-se para muito sol e calor, porque lá, como nos disse um guia local, só existem duas estações: a quente e a muito quente. A mais pura verdade.
Colorida, charmosa, cultural, Cartagena é uma cidade apaixonante. As pessoas são acolhecoras, de conversa agradável e a comida deliciosa e bem elaborada. Localizada a menos de duas horas de avião de Bogotá, Cartagena é uma cidade rica em história e foi declarada pela UNESCO, Patrimônio Cultural da Humanidade. fundada em 1533, é a segunda cidade mais antiga da Colômbia, e por sua localização, foi alvo de muitas disputas e ataques de piratas, corsários, inglese e franceses. Chegou a ser saqueada e destruída cinco vezes. Por isso, para sua proteção foi fortificada, e seu centro histórico fica dentro de muralhas que contam com mais de 13 km de extensão.

Ao longo do tempo, a cidade foi crescendo também para fora dos muros. Assim, hoje, você pode ver de um lado os muros centenários com seus casarios de séculos passados e de outro, os arranha-céus da modernidade, que por vezes chegam a parecer uma pequena Miami.












Esquecer do tempo é fundamental para conhecer o charmoso interior da muralha. Com a mesma arquitetura de uma vila espanhola da época colonial, em cada esquina, há motivos de sobra para paradas.  Como uma barraquinha de frutas, de todos os sabores.  Ou a elegância de hotéis como o Sofitel Santa Clara, instalado num convento do século XVII. 



Numa uma praça cercada de restaurantes, há uma escultura de Fernando Botero, diante da monumental Igreja de Santo Domingo.



Cada casa é uma atração, com seus balcões floridos e fachadas de todas as cores. Por isso, não deixe de caminhar ou mesmo, no final da tarde, dar um belo passeio de bicicleta. 




Tem também a Torre do Relógio, que no passado era a única entrada para a cidadela, onde você encontrará barraquinhas de doces no Portal de los Dulces, onde se concentram palenqueras e suas guloseimas.

Sobre a muralha antiga fica ainda um dos recantos mais descolados da cidade: uma filial da rede de bar/restaurante internacional Café del Mar, com música ambiente, lounges e cadeiras ao ar livre, de frente para o mar. E ainda é o lugar de animadas festinhas ao anoitecer.
E você encontrará também a residência do Nobel de Literatura, Gabriel Garcia Márquez. Uma consulesa espanhola que tomava café conosco no hotel nos disse que iria visitá-lo, mas essa, infelizmente, não foi uma experiência que 'euzinha' - pobre mortal - tive a oportunidade de "vivir para contarla".

Noite adentro, Cartagena continua movimentada. Pode-se escolher de um tranquilo passeio de charrete pelo corralito de piedras a casas noturnas onde o visitante aprende ritmos latinos como rumba, salsa e reggaeton. Para quem preferir um programa ainda mais regional, a dica é embarcar numa chiva, um ônibus adaptado, e percorrer a cidade ao som de música ao vivo, até chegar a um baile sobre a muralha.

Se a escolha for sair para jantar ou beber, são muitos os bares e restaurantes, daqueles com mesinhas na rua, como na Plaza Santo Domingo ou na Plaza San Pedro Claver. Quanto aos mais requintados, recomendo o Candé, de comida típica da costa colombiana, e o Las Brujas de Cartagena, também adorável. Também falaram muito bem de um restaurante chamado Vitrola, mas não jantamos por lá.
Além do mojito, a limonada de coco é um clássico local, assim como as arepas, bolinhos de mandioca fritos. O arroz de coco também é imperdível. 

Ficamos hospedados no Hotel Boutique Água, de decoração incrível, muito bem localizado e serviço ótimo e individualizado. Eu recomendo.


              
         Quarto espaçoso....














Ambiente lindamente decorado e aconchegante....













      Serviço impecável......

 Visitar as Islas del Rosario também é um passeio obrigatório. E se quiser mesmo curtir tudo que o local pode oferecer, o ideal é ficar pela menos uma noite hospedado por lá. Para se hospedar, prefira a Ilha San Pedro de Majagua. Lá tem o Hotel de San Pedro de Majagua, simplesmente maravilhoso.




Você poderá praticar mergulho ou snorkeling - os recifes de corais são incríveis e a quantidade de peixes coloridos então....simplesmente maravilhoso!!!!










Poderá passear de barco pelas Ilhas próximas.....











Andar de bicicleta.....












                Tomar sol......







Também tem um pequeno aquário na Ilha de Baru, que além de peixes enormes, tartarugas e golfinhos, tem um show de tubarões, que nunca tinha visto em lugar nenhum, nem na Disney.


 
  Com peixes enormes e lindos!!!!
                                                                       



E até um pelicano que vive por lá atrás dos peixes, super guloso!!!!
Um mergulho na Lagoa Encantada também é uma experiência inesquecível. É uma lagoa cheia de plânctons que fica próxima do Hotel San Pedro, e quando você mergulha à noite, te deixa inteiro iluminado. Experiência única!!!!

Na Ilha dos Piratas, também comemos uma deliciosa centoulla, que havia acabado de ser pescada. Olhem o tamanho!!!
  
E preparem-se para comprar colares feitos pelos moradores locais. Bem, eu adoro comprar diretamente dos artesãos, porque como diz uma amiga: - é assim que a gente faz a riqueza circular. Dá para perceber né? kkkkk
Só tem um detalhe. O colar vermelho foi trocado. Isso mesmo, e a moeda de troca foi um chinelo havaiana usado, do projeto Tamar. O garoto que nos levou de barco ficou louco por ele, nos mostrou todos os seus colares, e quando concordamos em trocar ele ficou suuuper feliz. Às vezes esquecemos como coisas típicas do Brasil podem ser objeto de desejo. Por isso deixo uma dica:  leve sempre havaianas e camisetas de times para trocar, pode ser bem divertido!!! 
 
Fiquei sabendo de um passeio para Santa Catalina, a 50 quilômetros de Cartagena, onde fica uma atração no mínimo inusitada desses afueras da cidade: o Vulcão Totumo. Não é exatamente um vulcão, mas um dos muitos olhos de lodo vulcânico, às margens do Lago Totumo. É nele que acontece uma diversão exótica que os cartageneros garantem trazer benefícios curativos e rejuvenescedores: jogar-se na lama e sair de lá coberto de um lodo que mistura água, magnésio, ferro e outros elementos químicos. Receita local para curar de acnes a reumatismo. Confesso que não me animei muito para essa experiência, talvez porque ainda não tenha chegado na idade do reumatismo. kkkkk

Um ponto turístico bem legal que visitamos foi o forte de San Felipe de Barajas, a maior fortaleza militar construída na América Latina pelos espanhóis. Tem área total de 15.000 m² e vários túneis que ligam partes do forte até à cidade amuralhada. Adoramos o passeio!!! O guia era muito divertido, um verdadeiro artista, muito engraçado, que fazia várias encenações. O calor é de derreter, por isso se decidir fazer o passeio vá de chapéu e não esqueça nunca do bloqueador solar, se quiser continuar inteiro.
Bem. Depois de tanto calor, nada melhor que uma piscininha deliciosa no hotel!!! Vejam que charme com a torre logo atrás!!! E com a água quentinha!!!!





Na verdade, a Colômbia é conhecida mundialmente pela qualidade e variedade de esmeraldas que tem. Por isso, em Cartagena você encontrará centenas de lojas que as vendem e por preços super tentadores. Eu passei bem longe, mas para quem quiser, é só tomar cuidado para não ser passado para trás e não comprar gato por lebre.
Bem, acho que é isso. Se tivesse que ir de novo a Cartagena, dividiria a viagem assim: duas noites no hotel Tropical Inn ou em algum em Boca Grande - cidade nova; uma noite no Hotel San Pedro de Majagua, na Ilha San Pedro, e duas noites no Hotel Boutique Água, no Centro Histórico - simplesmente maravilhoso e super bem localizado.
Espero que gostem das dicas e divirtam-se muuuuuito!!!

2 comentários

Unknown 28 de janeiro de 2014 às 11:20

Ana,
Estamos organizando uma viagem para Cartagena no carnaval e adoramos suas digas!

penso logo Anna 31 de janeiro de 2014 às 06:35

Fico muito feliz em saber que foram úteis. Aproveitem bastante e ótima viagem.

Postar um comentário