A
grafiteira Panmela Castro, mais conhecida como Anarkia Boladona, codinome artístico
com o qual ganhou o mundo, é uma artista ativista que, por meio de sua arte,
visa promover a igualdade de gênero.
Nascida
e criada na periferia carioca, a grafiteira se formou Bacharel em Pintura pela Escola de
Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e é mestre em Arte
Contemporânea pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sua arte, de caráter político,
feminista e autobiográfico, atualmente pode ser encontrada em três continentes,
dez países e várias cidades do mundo, e já ganhou prêmios dentro e fora do Brasil.
Além disso, recentemente, Panmela foi reconhecida pela revista Newsweek como
uma das 150 mulheres que estão abalando o mundo.
Com
seus enormes grafites que retratam mulheres e frases que clamam pela liberdade
da mulher em relação a seu corpo e a sua sexualidade, bem como pelo direito de
escolha das mulheres, a artista plástica e ativista ajuda a quebrar uma das
barreiras que mais dificultam o combate a abusos contra mulheres: a
comunicação. E mostra com clareza as situações cotidianas que envolvem o
problema.
A história de militância de Panmela se
funde com sua própria biografia. Ela vivenciou a violência doméstica durante um
casamento, experiência sobre a qual fala abertamente. Mesmo após se refugiar na
casa dos pais, era constantemente perseguida e se sentia intimidada. Até que
ela, que já pichava muros quando adolescente, foi convidada por amigos para
grafitar. “Eu sabia que ali meu ex-marido não ia tentar nada, porque eu estava
com várias pessoas ao meu lado.”
Com os amigos do grafite, Panmela
redescobriu não só a arte, mas a coragem para retomar a vida ao ar livre.
“Passei seis meses em depressão dentro de casa, sem fazer nada e essa foi a
oportunidade para poder voltar a viver a minha vida. O grafite foi uma forma de
eu me ressocializar.”
Pensando em criar uma nova alternativa para
as grafiteiras, aos poucos formou sua própria rede de contatos que deu origem à
Nami. Além da promoção da arte em si, a rede promove encontros e formações sobre
feminismo, empreendedorismo e direitos das mulheres. No seio da arte está o
questionamento sobre a posição da mulher na sociedade e as regras às quais ela
está sujeita a se submeter.
Em
uma de suas falas para o Brasil de Fato, Panmela explica:
“Muito mais que encarar o preconceito e as desigualdades de frente, é preciso entender e perceber esses preconceitos. Às vezes a gente passa por diversas situações que não consegue identificar as razões daquilo acontecer. Precisamos abrir o olho para as situações e exigir os nossos direitos. A mulher é muito explorada no trabalho, tem muito assédio e às vezes a gente deixa passar as coisas.”
“Muito mais que encarar o preconceito e as desigualdades de frente, é preciso entender e perceber esses preconceitos. Às vezes a gente passa por diversas situações que não consegue identificar as razões daquilo acontecer. Precisamos abrir o olho para as situações e exigir os nossos direitos. A mulher é muito explorada no trabalho, tem muito assédio e às vezes a gente deixa passar as coisas.”
Os trabalhos de mobilização da
rede Nami já renderam dois prêmios internacionais de direitos humanos: o Vital
Voices Global Leadership Awards, da Organização Vital Voices, fundada pela
secretária de Estado dos Estados Unidos Hillary Clinton, e o DVF Awards, da
Fundação Diller Von Furstenberg Family Fundation, organização da estilista
Diane Von Furstenberg.
Um dos projetos da rede realizou
30 oficinas com as “Mulheres da Paz”, senhoras idosas que atuam como
conciliadoras em comunidades pobres do Rio de Janeiro. As “oficineiras”
mediavam conversas entre elas e grupos de jovens sobre as questões da
comunidade, inserindo também os temas da discriminação e cidadania.
A união das duas gerações se deu no
momento do grafite. “Uma mulher com 70 anos me marcou muito por ter falado
‘nossa, eu nunca pensei que eu ia poder fazer um negócio bonito desses’,
deslumbrada pelo próprio grafite na parede.”
Grafite como uma poderosa ferramenta de
transformação social não só pela comunicação, mas pela socialização
proporcionada pela atividade.
Isso é gente que faz!
0 comentários
Postar um comentário